- Erros Grosseiros: resultantes de leituras incorrectas ou de utilização incorrecta dos equipamentos de medição. Normalmente associados a falhas do operador, podendo verificar-se no processo de leitura ou no processo de registo da leitura efectuada. Factores como a pressa, o cansaço ou mera distracção são causas comuns para a existência de erros grosseiros;
- Erros Sistemáticos: ocorrem normalmente devido aos instrumentos utilizados ou às condições ambientais verificadas. Os aparelhos de medição distinguem-se por diversos factores tais como: dimensões, rapidez de resposta, estética, número de canais, número de grandezas a medir, etc.. No entanto, as características que têm maior influência na qualidade das medições são a exactidão, a resolução, a fidelidade, a rapidez da resposta e a sua neutralidade.
- Erros Aleatórios: Após se evitarem os erros grosseiros e os erros sistemáticos, os erros aleatórios podem ser considerados como o resíduo do erro de medição. Uma forma de os eliminar passa pelo incremento da realização do número de medições e posterior análise estatística.
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Qualidade de medição
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário