O funcionamento de um galvanómetro é comparável ao funcionamento de motores DC na medida em que existe rotação em torno de eixo por fenómenos de repulsão magnética.
Como a figura mostra, a bobine colocada no eixo que suporta o ponteiro, aquando da passagem de corrente, tem por missão criar um campo magnético de forma a ser repelido pelos ímanes permanentes, indicando assim no seu visor o valor de corrente que percorre a bobine, portanto o amperímetro.
A mola está colocada de forma a contrariar a rotação total do eixo permitindo assim ter uma rotação proporcional ao campo criado pela passagem de corrente.
Amperímetro analógico AC/DC (clássico)
O princípio de funcionamento do amperímetro analógico AC também se serve do fenómeno de repulsão magnética tal como no DC.Este amperímetro também poderá servir para medições de correntes DC. Relativamente ao amperímetro anteriormente exposto, possui duas diferenças fundamentais: existe um enrolamento fixo à volta dum material ferromagnético, e o enrolamento do eixo envolve ele também um material ferromagnético, não existindo, portanto, ímanes permanentes.
Aquando da passagem de corrente pelos enrolamentos, estes criam pólos no ferromagnético que envolvem, repulsando-se desta forma tendo em conta que os enrolamentos são percorridos pela mesma corrente. Daí este tipo de amperímetro poder efectuar as leituras de corrente alternada como de contínua.
Existe um aspecto comum a estes dois tipos de amperímetro. Os enrolamentos usados para criar campos magnéticos possuem uma resistência não nula da ordem dos 60 Ohm.
Para evitar isso é colocada uma resistência de baixo valor em paralelo com o enrolamento de forma a diminuir o valor da resistência interna do amperímetro caso contrário os valores lidos poderiam estar sujeitos a erros muito grandes quando se efectuassem medidas em circuitos com resistências de valores da mesma ordem de grandeza.
Pó valeu mesmo adorei, tava a procura de uam luz como essa
ResponderEliminarvaleu msm