sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Como soldar a estanho

Vou explicar uma maneira fácil e altamente eficaz de soldar componentes com estanho. Vou também dar algumas dicas para ultrapassar o problema da solda agarrada ao ferro, ou "solda queimada".
Este tutorial destina-se apenas a quem nunca fez soldaduras. Se te sentes à vontade, por favor não critiques, lembra-te que estamos sempre a aprender uns com os outros.
Para explicar, vou usar como exemplo a soldadura de uma placa perfurada.
Reparem que de um lado da placa há anéis de cobre em volta dos buracos. Esta é a parte de baixo da placa e os anéis são chamados de "pads" ou "donuts".
De uma maneira geral, os componentes são introduzidos no topo da placa e soldados nos "pads", na parte de baixo.
Neste exemplo, vou utilizar um LED e uma resistência.
1. Inserir o LED
2. Aquecer as superfícies
Como podem ver na imagem, encostamos o ferro de soldar simultaneamente à "perna" do LED e ao pad.
Espere uns segundos e seguidamente, encoste o fio de solda no lado oposto da perna do LED.
O que se verifica? A solda irá agarrar-se em torno da perna e preencher todo o anel. Porquê? Porque as superfícies estão quentes o suficiente para a solda (líquida) as percorrer.Para arrefecer a solda mais rapidamente, podem, e devem soprar.
Nota: Nunca, em qualquer circunstância, deve adicionar-se solda directamente ao ferro.
Deve ficar com o seguinte aspecto:
Como podem ver, na perna de cima, há ainda uma falta de solda na parte inferior. O que deve ser feito? Adicionar um pouco mais de solda, utilizando o mesmo método.
Como podem verificar, a perna de cima do LED está dobrada para o lado. Vamos usá-la como um caminho, para conduzir a energia eléctrica. Para o efeito, poderíamos também usar um jumper ou um pouco de fio. São os métodos mais usados quando trabalhamos com placas perfuradas.
A soldadura deve ser o mais eficiente possível, isto é, solda a mais na placa perfurada pode tornar-se um desastre. Podem cruzar-se linhas, o que pode originar curto-circuito. Estes são geralmente difíceis de identificar e corrigir.
Por outro lado, se usarmos solda a menos, as ligações não são suficientemente robustas. Para além disso, é mais fácil adicionar solda do que retirar.Deve tentar-se também não aquecer demasiado a solda. Uma boa soldadura é limpa e brilhante, não é castanha e baça.
Finalmente, usem, tanto quanto possível, alicates para não sofrerem queimaduras. O ferro de soldar está normalmente à volta dos 350ºC.
Continuando, vou adicionar uma resistência de 220Ω.
Cortem as pernas para que as pontas fiquem o mais próximo possível. Soldem-nas.Agora só falta adicionar os fios para o Positivo e Negativo.Depois de terminarem, podem ceder 5v ao circuito e o LED irá acender.
E terminámos!

Sem comentários:

Enviar um comentário