sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Tabela de Cores de Resistencias

Tabela de Cores de Resistencias
Como calcular:




Para se calcular a sua resistência, temos de ir à tabela de cores ver a valor das respectivas cores.
Por exemplo:
Vermelho = 2
Verde = 5
Preto = 0
A primeira cor representa o primeiro valor, a segunda cor representa o segundo valor, a terceira cor representa o número de zeros. Sendo assim o valor do exemplo apresentado é 25 Ohm.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Circuito Corrente Continua

A Corrente Contínua CC (DC) é um fluxo constante das Cargas Eléctricas de um Potencial alto para baixo. Na Historia da ciência da electricidade, uma Corrente convencional é definida como um fluxo de Cargas Positivas.
O circuito de Corrente Continua é um circuito cuja Corrente Eléctrica flui apenas numa só direcção. O CC encontra-se em muitas aplicações de tensão baixa, especialmente nas aplicações que utilizam Bateria. A maioria dos circuitos electrónicos requer uma fonte de alimentação CC.
Uma Corrente Eléctrica Contínua flui somente quando o Circuito Eléctrico está fechado, mas deixa completamente de fluir quando o circuito está aberto.
O Interruptor é um dispositivo que abre, ou fecha, um Circuito Eléctrico. Quando o Interruptor está fechado , Figura 1(a), o circuito está fechado e a Lâmpada Eléctrica Acende-se (On); quando o Interruptor está aberto, Figura 1(b), o circuito está aberto e a Lâmpada Eléctrica Apaga-se (Off).

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Esquema unifilar

Elementos típicos en un esquema unifilar La siguiente es una relación no exhaustiva de elementos gráficos que se suelen encontrar en un esquema unifilar.

[editar] Cuadros eléctricos

Todos los componentes que se encuentran en el interior de un mismo cuadro eléctrico se representan en el interior de un polígono (probablemente un rectángulo). Este polígono representa al cuadro eléctrico y se suele dibujar con una línea discontínua. Además, es conveniente que una etiqueta identifique a qué cuadro hace referencia cada polígono.

[editar] Circuito

Un circuito es una rama del esquema unifilar con dos extremos. El extremo superior puede ser el inicio del esquema unifilar o estar conectado a otro circuito aguas arriba. El extremo inferior puede estar conectado a uno o más circuitos aguas abajo, o a un receptor

Desfasamento em Corrente Alternada

Equação geral da corrente senoidal

A característica básica de uma corrente alternada é a sua variação, normalmente periódica, com o tempo.

No circuito simples da Figura 01, uma fonte de corrente alternada CA alimenta uma carga genérica (são também usuais as iniciais inglesas AC).

Assim, a tensão e a corrente na carga são funções do tempo, v(t) e i(t) respectivamente (é também usual a notação com dispensa da indicação do tempo, ou seja, v e i simplesmente).

Circuito simples de CA
Fig 01

Em circuitos de corrente contínua, é comum simbolizar a carga com um resistor. No caso de CA, dispositivos que armazenam energia como capacitores e indutores têm comportamentos distintos.

No circuito da figura, o símbolo indica uma carga genérica, podendo ser qualquer combinação de resistores, capacitores e indutores.

A corrente alternada mais simples (e usada na prática) é denominada senoidal porque é expressa matematicamente pela função seno.

Fases em Corrente Alternada

Em circuitos de corrente alternada (CA) puramente resistivos, as ondas de tensão e de corrente elétrica estão em fase, ou seja, mudando a sua polaridade no mesmo instante em cada ciclo. Quando cargas reativas estão presentes, tais como capacitores ou condensadores e indutores, o armazenamento de energia nessas cargas resulta em uma diferença de fase entre as ondas de tensão e corrente. Uma vez que essa energia armazenada retorna para a fonte e não produz trabalho útil, um circuito com baixo fator de potência terá correntes elétricas maiores para realizar o mesmo trabalho do que um circuito com alto fator de potência.
O fluxo de potência em circuitos de corrente alternada tem três componentes: potência ativa (P), medida em watts (W); potência aparente (S), medida em volt-ampères (VA); e potência reativa (Q), medida em volt-ampère-reativo (Var).
A potência ativa é a capacidade do circuito em produzir trabalho em um determinado período de tempo. Devido aos elementos reativos da carga, a potência aparente, que é o produto da tensão pela corrente do circuito, será igual ou maior do que a potência ativa.